Neste Sábado (26/07/2025) , a juventude periférica do Rio de Janeiro ocupou com arte, emoção e resistência uma sala de cinema inteira. Foi a mostra final do curso Fazendo Meu Primeiro Filme, realizado em parceria com a JUV-RIO, ABC Cursos de Cinema com produção da LATC em paraceria com a Cia. Encena. Um verdadeiro marco de inclusão, potência criativa e afirmação identitária.

Sob o tema Periferias em movimento: estratégias de resistência ao racismo ambiental e às mudanças climáticas, os curtas produzidos pelas turmas emocionaram mais de 100 pessoas entre familiares, amigos, educadores e lideranças comunitárias. Pela primeira vez, as histórias desses jovens – vividas, sentidas e narradas por eles mesmos – ganharam espaço nas telonas.

🎥 Teve audiovisual como ferramenta de denúncia.
🎞️ Teve estética preta e periférica ocupando o centro.
📣 Teve futuro sendo sonhado em voz alta.

“Esse foi um dos momentos mais memoráveis da minha vida”, compartilhou um dos jovens participantes. E não é pra menos: cada aluno criou, dirigiu e apresentou seu próprio filme, com acompanhamento técnico, afetivo e artístico do time de educadores e produtores envolvidos.

A mostra é o encerramento da segunda turma do projeto, que é parte da iniciativa do Conselho de Cultura da ACRJ e integra o compromisso da Cia. Encena de democratizar o acesso ao audiovisual como linguagem de transformação social.

O curso é gratuito e voltado a jovens entre 16 e 25 anos de comunidades e municípios do Estado do Rio. E atenção: vem nova turma aí! Fique de olho nas redes da JUV-RIO, LATC e Cia. Encena para se inscrever.

📢 Porque o cinema também é trincheira, memória e futuro.

Coprodução: Cia. Encena
Realização: LATC
Iniciativa: ACRJ
Parceria: JUV-RIO, ABC Cursos de Cinema

#FazendoMeuPrimeiroFilme #CinemaPeriférico #JUVRIO #CiaEncena #LATC #ACRJ #JuventudeQueTransforma

By Dumont

Coordenador da Cia. Encena e Empreendedor na Dumont Play. Mestre em Humanidades Digitais, Cientista de Dados e Bacharel em Administração pela UFRRJ, organiza e articula stakeholders em torno da arte, educação, direitos humanos e ações comunitárias em periferias dos grandes centros urbanos.