Pontão Cia Encena em coprodução com Dumont Play e Sônia Produções inauguram o REDE MAE no Km 32: Um Marco de Esperança e Empoderamento em Nova Iguaçu
No último dia 10 de agosto de 2024, o bairro Km 32, em Nova Iguaçu (RJ), foi palco de uma celebração que marcou o início das atividades do projeto “Mulheres Acolhedoras Encena – REDE MAE”. Este projeto, idealizado para fortalecer mulheres mães de vítimas de assassinatos e desaparecimentos forçados, é uma iniciativa da Cia Encena para atender as mulheres do Coletivo Filhos nos Braços do Pai, que há anos luta para trazer apoio e esperança para famílias marcadas pela violência na Baixada Fluminense.
A cerimônia de inauguração reuniu diversos membros da comunidade, ativistas e parceiros do projeto, que assistiram emocionados às apresentações e discursos que evidenciaram a importância deste novo passo para a comunidade local. Joseane Martins, conhecida como Dona Jô, fundadora e coordenadora do Coletivo Filhos nos Braços do Pai, emocionou os presentes ao compartilhar sua história pessoal. Dona Jô, que perdeu seu primeiro filho em 2018 para a violência de grupos armados no bairro, ressaltou como o coletivo tem sido um pilar para ela e outras mães enfrentarem suas dores, transformando o sofrimento em força para ajudar outras mulheres.
Durante o evento, MC Einstein RNC trouxe à tona, através de sua música, os sentimentos profundos e traumáticos que acompanham a perda violenta de um ente querido. Sua performance foi um dos momentos mais marcantes da inauguração, conectando todos os presentes em uma atmosfera de solidariedade e empatia.
A representante da Rede de Mães Vítimas de Violência de Estado na Baixada Fluminense, Luciene Silva, destacou a relevância de se unir para exigir políticas públicas eficazes contra a violência. Segundo ela, o fortalecimento dessa rede é fundamental para garantir que as próximas gerações possam viver em uma sociedade mais justa e segura.
Luiz Carlos Dumont, presidente da Cia Encena e ativista político, também discursou, abordando a violência histórica na Baixada Fluminense e a atuação incessante da Cia Encena na promoção dos direitos humanos. Ele ressaltou o papel da Cia Encena, que desde sua fundação em 2002, tem sido um agente ativo no combate às diversas formas de violência, recebendo recentemente reconhecimento da ALERJ e do Ministério dos Direitos Humanos.
O evento também contou com a presença de Richarlls Martins, coordenador executivo do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, que manifestou sua satisfação em apoiar o REDE MAE através do Edital de Saúde Integral nas Favelas. Ele destacou que o projeto está alinhado com as políticas nacionais de promoção da saúde, especialmente em áreas vulneráveis como a Baixada Fluminense.
A Coordenadora do REDE MAE, Sônia Oliveira, mediou todo o encontro e ao final leu uma belíssima poesia de boas vindas às mães do coletivo, o poema de sua autoria, resume o sentimento de cuidado e carinho da equipe Cia Encena por todas as assistidas do projeto.
Nos próximos nove meses, o REDE MAE oferecerá a essas mulheres um amplo suporte que inclui capacitação em empreendedorismo feminino, teatro, segurança alimentar, e apoio emocional, tudo com o objetivo de promover o bem-estar e a autonomia dessas mães que, apesar de suas tragédias pessoais, buscam construir um futuro melhor para si e para suas comunidades.
A inauguração do REDE MAE marca o início de uma jornada de transformação, onde dor e perda dão lugar à solidariedade, ao empoderamento e à luta por um futuro mais digno e seguro para todos.
Serviço: Projeto REDE MAE
Coordenadora: Sônia Oliveira
Produtor: Luiz Carlos Dumont
Realização: Cia Encena
Coprodução: Dumont Play e Sônia Produções
Patrocínio: Fiocruz